More
    InícioBlogSony Music alerta empresas de IA por uso ilegal de seu conteúdo

    Sony Music alerta empresas de IA por uso ilegal de seu conteúdo

    Sony Music alerta empresas de IA por uso ilegal de seu conteúdo

    Empresa que representa artistas musicais criticou a comercialização de sistemas de IA que usam conteúdo protegido por direitos autorais

    A Sony Music enviou cartas a centenas de empresas de tecnologia que fazem uso de IA para alertá-las contra o uso de seu conteúdo sem permissão, conforme informações da Bloomberg.

    Mais de 700 empresas receberam a carta – entre elas, companhias que “fabricam” IA e empresas de streaming. O documento diz que uso não autorizado do conteúdo da Sony Music para sistemas de IA nega à gravadora e aos artistas “controle e compensação” de seu trabalho.

    A carta faz duras críticas ao suposto treinamento, desenvolvimento ou comercialização de sistemas de IA que utilizem material protegido por direitos autorais, incluindo música, arte e letras. Os artistas da Sony Music incluem Doja Cat, Billy Joel, Celine Dion e Lil Nas X, por exemplo.

    Indústria musical aumenta esforços para se proteger da IA

    • A indústria musical é uma das que mais se movimenta para proteger seu trabalho quando se trata de ferramentas de IA que podem ferir direitos autorais;
    • No YouTube, onde vídeos com “clones de voz” de músicos feitos com IA viralizaram aos montes em 2023, as gravadoras negociaram um conjunto rigoroso de regras que se aplicam à indústria musical;
    • Ao mesmo tempo, a plataforma introduziu ferramentas musicais de IA, como Dream Track, que gera músicas no estilo de um punhado de artistas com base em instruções de texto.

    A Universal Music também já teve suas complicações envolvendo direitos autorais e IA. Em fevereiro, a empresa retirou toda a sua lista de músicas de artistas do TikTok depois que as negociações de licenciamento fracassaram.

    TikTok e Universal Music fazem acordo

    Só em abril, a plataforma começou a exibir algumas músicas dos artistas com o selo Universal novamente. O impasse terminou de vez no início de maio, e todas as músicas voltaram para a rede social.

    As duas empresas afirmam que foi alcançado um acordo com mais proteções em torno da IA e “novas oportunidades de monetização” em torno do comércio eletrônico.

    “O TikTok e a Universal Music trabalharão juntos para garantir que o desenvolvimento da IA ​​em toda a indústria musical proteja a arte humana e a economia que flui para esses artistas e compositores”, dizia um comunicado de imprensa.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Must Read

    spot_img