Em um recente vazamento de código que se acredita ser do chatbot do Google, o Gemini, surgiram pistas sugerindo uma potencial integração com o Spotify. Seria o primeiro de muitos serviços de tecnologia que poderiam ser integrados à IA do Google.
Até o momento, o Google não confirma oficialmente que o vazamento dos códigos pertencem ao Gemini. Contudo, especialistas que analisaram o código descobriram referências intrigantes à Interface de Programação de Aplicativo (API) do Spotify. Esta API permite que aplicativos externos interajam com os recursos e dados do Spotify.
YouTube Music e Gemini já possuem integração
- Em maio, os usuários puderam ativar o YouTube Music como uma extensão do Gemini.
- Essa integração permitiu resultados e reprodução do YouTube Music que eram obtidas através perguntas e solicitações no chatbot.
- Presumivelmente, a integração do Spotify agiria de forma semelhante, mas marcaria a primeira plataforma não pertencente ao Google a ser integrada.
Entre as possibilidades que a IA do Google pode oferecer sendo integrada ao Spotify, não é difícil imaginar uma busca avançada por músicas. O Gemini entregaria recomendações com base no humor, gênero ou até mesmo letras específicas quando o usuário não lembra o nome da música.
O chatbot também poderia facilmente analise os hábitos do usuário no aplicativo e selecionar playlists dinâmicas que se adaptam as preferências de cada usuário ao longo do tempo. Ou até mesmo poder controlar a reprodução do Spotify por meio de comandos de voz, tornando o gerenciamento de música com as mãos livres uma realidade.
Nem o Google ou Spotify comentaram oficialmente sobre o vazamento, ou a possível integração. No entanto, a presença de referências à API do Spotify no código vazado certamente gerou especulação e expectativas entre entusiastas de tecnologia e amantes da música.